Pré-projeto Inaugural - Do que estou "me livrando"?

Olá, gente! 
Estou muito feliz de começar esse blog desde já! 
Isso porque o blog, antes de ser criado, já tem uma história, um motivo, uma razão de ser que me deixou muito animada. 

Tudo começou quando comecei a fazer cursos na Estação das Letras, aqui no Rio de Janeiro. Estava eu de férias de minhas duas faculdades e me senti motivada a estudar algo que eu gosto muito: o mundo dos livros. Comecei a fazer um curso sobre Mercado Editorial e me apaixonei. Percebendo eu que teria tempo livre decidi fazer outro curso sobre como se escreve um romance. Nesse curso tive aula com três escritores realmente marcantes, mas aqui eu vou destacar o nome do Alberto Mussa , não porque ele seja maior autor do que os outros dois, mas ele indiretamente deu motivo para esse blog existir. 

Na sala eu não era a mais nova, mas estava bem longe de ter a experiência e a idade da maioria dos meus colegas no curso. Nunca publiquei um livro, nem um conto, nem tinha grandes palavras para descrever eventos literários nem editoras. Tudo o que tinha era curiosidade, até um tanto perturbadora. Como um original chega? Como são publicamos? O que ocorre dentro de uma editora? O que faz um livro famoso? Como é, na maioria dos autores, o processo de escrita? Quantos anos? Algumas dessas perguntas tem respostas, outras não e outras, apesar de terem respostas, é melhor não saber. Naquele momento eu queria saber sobre escrever romances. Foi quando o autor (na hora, professor) entregou para cada aluno uma lista de oito páginas com o título de "Romance Moderno". Nessa lista tinha nomes e nomes de livros famosos, apesar de ter um ou outro bem aleatório, com o ano que foi publicado e o nome do autor. 

Alberto Mussa, então, vendo que todos tinham a lista em mãos disse que eram os nomes dos livros básicos que um bom leitor/ escritor deve ler. Nessa lista, é bom dizer, constam 252 títulos de livros. Digo títulos porque existem sagas e coleções como Guerra e Paz e O Tempo e O Vento. Mas as pessoas a minha volta sorriam, comentando dos nomes dos livros, de quando leram, seus detalhes e ideias. O próprio professor nos deu a lista marcado com um asterisco os livros que o filho dele já havia lido, sendo este mais novo que eu e as marcações, sem dúvida, passarem de 100 títulos. E eu, que sempre me achei uma boa leitora, que conhecia alguma coisa, estava querendo me esconder, porque não tinha lido nem 10 livros que ali estavam. Desde então essa lista ficou na minha cabeça. Eu não queria ser uma má leitora , muito menos uma má escritora e, para piorar, fiquei com o ego ferido que é a pior parte. 

Esse evento todo me levou a pensar o que eu estava perdendo em deixar tantos livros de lado. Durante minha vida toda vou a livrarias, fico quase uma hora selecionando qual livro vou ler e leio especificamente. Mas, se tais livros se tornaram clássicos, deve haver algum motivo, nem que eu leia e descubra que são ruins. Alberto nos falou que deveríamos tentar pelo menos ler 100 páginas de cada livro desse

Então o Me Livrando tem isso: Tentar ler pelo menos 100 páginas dos 252 títulos dessa lista.
Mas não é só isso.
Ele é para pessoas como eu, que nunca tiveram coragem de ler alguns livros, que sempre deixaram para depois e que precisam de uma leitura sincera deles, sem crítica literária ou recomendação escolar. Ler e conhecer, sem preconceitos. Nós aqui estaremos nos ajudando, trocando ideias, talvez até trocando livros e nos abrindo a novos horizontes entre os clássicos do romance.

Esse era meu plano para se iniciar em 2014, mas, por ocasião, decidi fazer um pré-projeto, que leva a outra historinha, um pouco menor. 
Tendo eu em vista comprar livros para a lista fui a Bienal do Livro, ver se havia alguma promoção de clássicos. E tinha! Mas, junto com os da lista, acabei levando alguns livros que não estão lá. E serão esses que lerei até o final do ano! Será um preview do que planejo ano que vem com a lista. O que vocês acham?

Sinceramente, estou achando que vai ser muito legal! Espero que vocês possam participar, sem vergonha mesmo e que tenhamos experiências ótimas aqui! Ainda essa semana já terei um título de livro para começarmos a brincadeira.

Um Abraço!

5 comentários:

  1. Acabou de conquistar uma parceira de leitura pra 2014!

    Romances, nos aguardem!

    ResponderExcluir
  2. Mal posso esperar pelos próximos posts!! =)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que belo projeto, Rebecca! Com muito gosto, desejo acompanhar e participar. São tantos livros em mente... Aguardo com ansiedade pela lista de ouro!

    Beijos, Natália.

    ResponderExcluir
  5. Menina, que blog é esse? TUDO!!! Não sei se vou conseguir te acompanhar, mas vou tentar!! Me inspirou!!!!

    ResponderExcluir